A palavra é um abre-te sésamo

A expressão abre-te sésamo é do conto Ali Babá e os quarenta ladrões, de As mil e uma noites. O tesouro dos ladrões está numa caverna que só se abre se a expressão for proferida. Me vali dela em Carta ao filho para falar do poder da palavra, que tanto nos leva ao céu como ao inferno.

Parece óbvio, mas não é. Só os poetas sabem disso naturalmente. Os outros precisam aprender que a palavra é o nosso maior tesouro, pois ela permite suspender a violência e redirecionar a vida.

nadinha

A escola das mulheres, de Molière, é uma peça cômica. Mas nela eu encontrei também um grande texto sobre o amor. Molière diz que o amor é um verdadeiro mestre, ensina a mudar hábitos e a ser o que nunca fomos, faz vencer obstáculos, transforma um avarento num homem generoso e torna ágil a alma mais pesada.

Aubrey Beardsley, “Ali Babá”, desenho, 1897

Comentários sobre "A palavra é um abre-te sésamo"
  1. Parabéns a Betty Milan, em “soprar”a nossos ouvidos que: ” A palavra é um abre-te sésamo”.
    As palavras tem o poder de trazer paz a quem se encontra em desarmonia. Indicar a direção a quem se encontra desnorteado.

  2. Bom dia ! Betty , gosto de receber tua comunicação . Sou seu fã . Gosto de ler seus livros ! Sou Psiquatra e psicanalista como você ! Vivo em São Luís do Maranhão . Abraço

    1. Francisco Frazão me escreveu de São Luis do Maranhão a propósito do post A palavra é um abre-te sesamo. Bom saber que estou sendo lida em diferentes estados do Brasil. Viva a difusão rápida que a internet possibilita. A tecnologia em si é boa. O problema é o uso que se faz dela .

  3. Betty Milan, sua forma suave de proferir as palavras, envoltas em conhecimento pleno; nos leva à segurança de que estamos ouvindo uma profissional sábia. Senhora… Continue proferindo palavras tão esclarecedoras!

    1. Abraão Leite Sampaio me agradeceu por soprar nos seus ouvidos que a palavra é um abra-te sésamo. Com efeito se trata de soprar, ou seja, falar delicadamente de forma que a palavra possa ser ouvida.

  4. Betty sempre aprecio suas palavras que certamente te direcionarão para o paraíso.
    Vou tomar aqui liberdade de comentar sobre sua página no meu facebook. Posso?

  5. Olá, Betty

    Que bom poder ler seus textos.
    Compartilho-os também em meu Facebook.
    Fiz Psicanálise por vários anos e sei muito bem o poder que tem a palavra. Adoro poesia. Bj

    1. Marly comentou que minhas palavra são canções aos seus ouvidos. O comentário me deixou feliz porque o ritmo é fundamental quando eu escrevo. Nathalie Sarraute um dia me disse que o escritor faz música só com as palavras.

  6. Querida Betty Milan,
    Você se lembra de mim?
    Como você, trabalho com as palavras e com os sentimentos que elas expressam. Quero conhecer seu novo livro, que deve ser lindo e importante.
    Tenho um livro de poesias, minhas, que quero ofertar-lhe. Por favor, me informe o seu endereço postal. Com um beijo amigo de Orlando Sampaio Silva

  7. Betty

    Teu texto me remeteu ao abre-te- sésamo de Guimarães Rosa, na Gruta de Maquiné.
    Este poema dele está em seu último livro, Magna ,
    As mil e uma noites é fonte de inspiração inesgotável!

Os comentários estão fechados.