A PALAVRA PODE SER CONTRÁRIA A QUEM FALA

Ninguém está a salvo de um lapso, ou seja, de dizer exatamente o contrário do que pretendia. Ou de revelar o que não quer. Uma senhora faltou a um compromisso por causa do frio rigoroso. Para se desculpar, escreveu: “O inferno aqui em casa está insuportável”. Pretendia escrever “inverno”…  Há lapsos que foram causa de derrota política ou ridicularização. Pelo simples fato de poder surpreender, a palavra gera resistência. Quem quer ser surpreendido por um ato falho?

nadinha

Dizem que a literatura está ameaçada de desaparição. Não acredito nisso, porque só através dela é possível explorar experiências humanas às quais a história, a antropologia ou a sociologia não têm acesso. Assim, por exemplo, existem muitas obras sobre a guerra da Espanha, mas, se quisermos saber como ela foi vivida, melhor ler Por quem os sinos dobram, de Hemingway. O trabalho literário com a palavra é o que melhor revela a experiência subjetiva.

Palavra árabe, assinatura do sultão Mahmud II (1785-1839)

Comentários sobre "A PALAVRA PODE SER CONTRÁRIA A QUEM FALA"
  1. A poesia também é reveladora … como dizia Lacan … considerado o poeta da psicanálise:
    -“O ato poético é a própria interpretação (considerando o simbólico como uma metáfora em poesia de algo revelador do Real).

Os comentários estão fechados.