Amigo é aquele com quem podemos conversar livremente

Raramente os irmãos podem se dizer tudo o que pensam. Porque entre eles existe uma luta de prestígio. A história de Esaú e Jacó é a perfeita ilustração disso. Sendo o mais velho, Esaú tem o direito de primogenitura. Um dia, voltando da caça, ele pede um prato de lentilhas a Jacó, que, em troca do prato, quer o direito. Esaú cede sem estar verdadeiramente comprometido. A confirmação do direito de primogenitura depende do pai dos gêmeos, que está quase cego. Valendo-se da cegueira dele, Jacó se apresenta no lugar de Esaú e é confirmado. Ao se saber traído, Esaú quer matar Jacó, que é obrigado a se exilar.

Os amigos, por definição, não concebem a rivalidade, e a luta de prestígio não existe entre eles. Por isso, a conversa pode ser tão prazerosa quanto livre.

nadinha

“A vida tem um sentido, uma direção, uma inclinação que, de certa forma, não depende de nós. Podemos acelerar ou desacelerar, resistir, mas o sentido da inclinação não muda. O talento na vida talvez esteja em pegar as viradas com a boa velocidade, sem sair da estrada nem parar no meio.” Esse pensamento é do meu amigo predileto, Jean Sarzana.

Degas, “Amigos no teatro” (detalhe), retrato de Ludovic Halevy e Albert Cave, pastel, 1879

Comentários sobre "Amigo é aquele com quem podemos conversar livremente"
  1. De fato, os amigos deixam a rivalidade ao largo e celebram a alegria de se saberem tão próximos, justo por serem diferentes. Pois a amizade é um sentimento de pertença sem ser invasivo…

    1. Ana Lúcia Carvalho escreveu que amigo é aquele com quem nós podemos pensar alto. Trata-se disso mesmo. Agora, pensar alto não significa dizer qualquer coisa. A amizade implica a contenção.

  2. Um amigo verdadeiro é difícil encontrar, mas sim com ele poderemos sempre conversar com liberdade. O meu maior tesouro é ter amigos.

    1. Laize Barros lembrou que para Caetano Velloso a amizade é superior ao amor. Boa lembrança. Caetano é uma grande referência.

Os comentários estão fechados.