SEM A DANÇA, O BRASIL NÃO SE CONCEBE

Os tupi-guarani acreditavam que o canto e a dança eram imprescindíveis para a vida deles neste mundo. Assim como os Deuses tocavam para fazer a Terra existir, os índios deviam tocar seus instrumentos, cantar e dançar.

Daí, talvez, a importância da dança no Brasil, onde quem não samba “ou é ruim da cabeça ou doente do pé”, conforme a letra da música de Dorival Caymmi. Jorge Amado, que era particularmente crítico em relação às nossas elites, dizia que, enquanto estas requentavam a cultura europeia, o povo brasileiro já tinha a grande cultura do samba, “denominador comum da raça”.

nadinha

Além de poeta, Apollinaire foi um grande crítico de arte. Para ser poeta, é preciso enxergar a realidade com os olhos do coração. Para ser crítico, é preciso se debruçar sobre a realidade com olhos atentos. Por isso, Apollinaire foi retratado por Chagall com dois olhos diferentes. O da esquerda tem a forma de um peixe, está fechado. O da direita, está mais do que aberto, é redondo, e a íris ocupa a maior parte da córnea.54

Guillaume Apollinaire com sua noiva Madeleine Pagès em 1916, portfólio da Editora Mondadori

Comentários sobre "SEM A DANÇA, O BRASIL NÃO SE CONCEBE"
  1. Faz parte da história da humanidade. As primeiras coisas eram andar para coletar, bater tambor e dançar para comemorar ou preparar-se para a guerra. Sinto que a dança, o ritmo, são integradores, nos dão um eixo.

Os comentários estão fechados.