consulta com Betty Milan

A BELEZA NO AMOR

Torço para você escolher o meu e-mail, pois não tenho com quem conversar. Sinto, pelo fato de não ser bonita, que a minha vida não é completa. Não me acho feia, mas não sou do tipo que atrai olhares masculinos. Falta-me sensualidade, harmonia, aquele algo mais. Procuro mudar o que não gosto na minha aparência. Mas tenho consciência de que nunca despertarei a atenção dos homens. Posso ser feliz?

O belo, para Kant(36), é aquilo que agrada a todos. Já outros filósofos consideram que não é possível encontrar uma característica comum a todas as coisas ditas belas. Desse ponto de vista, o belo diz respeito ao que agrada em uma época ou a um grupo determinado.

Para você, ser bonita é ser uma mulher disputada. Se você chamasse a atenção dos homens, estaria feliz. “Ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém me chama de meu amor”(37) é a sua canção de hoje.

Você diz que não gosta da sua aparência. Por ter uma idéia da beleza que o espelho nega. Uma idéia que alguém te transmitiu ou a moda promove e te faz viver uma relação infeliz com você mesma. Quem não gosta de si não aceita ser amado, porque tende a fazer pouco do amor do outro: “Como pode este outro gostar de uma pessoa tão pouco atraente quanto eu?”.

Quando a sua relação com você mudar, o amor se tornará possível. E eu afirmaria isso ainda que você se dissesse feia, pois o amor ignora a feiúra. Que importância tem a feiúra se o que o amante diz ninguém diz? Se a simples presença do amado faz ver as cores do arco-íris? Para quem ama, o amado é invariavelmente belo.

No mito grego, Psique é duramente punida por ter duvidado da beleza de Eros. Tendo ouvido as irmãs dizerem que ele era um monstro, contrariou o desejo de Eros, que queria ser amado sem ser visto, e iluminou o corpo dele na escuridão. A gota de óleo quente que caiu da lâmpada no ombro do mensageiro do amor a denunciou e o amado desapareceu. Para recuperá-lo, Psique foi obrigada a atravessar o inferno(38).

A beleza pela qual os amantes estão concernidos não é a que a moda exalta ou o espelho confirma, mas a beleza continuamente surpreendente que escorre com o mel do amor.

 

QUEM NÃO GOSTA DE SI NÃO ACEITA SER AMADO

Publicado em Fale com ela