consulta com Betty Milan

NÃO É PRECISO SE DESLOCAR PARA SE SEPARAR

Por que um homem olha com insistência para uma mulher? Fico com esta dúvida sempre que sou olhada da cabeça aos pés por um homem que já teve a ocasião de ter um relacionamento comigo e de quem eu só me afastei por ele não tomar decisão alguma. Me visitava, flertava comigo e não chegava, não me procurava.

Sou viúva com filhos já moços, ele é divorciado há dez anos e não tem filhos. Comporta-se como um moleque que quer chamar a atenção. Há um ano, eu disse a ele que ia me afastar por estar me apegando demais. Concordou, mas continua flertando comigo. Será que é pelo simples prazer de chamar a minha atenção?

Gosto dele, só que eu não quero mais. Não está nada fácil, pois convivemos no ambiente de trabalho e ele não para de me olhar. Estou com um nó na cabeça. O que você acha disso?

 

Há no seu e-mail três questões. Por que ele me olha insistentemente? Faz isso pelo simples prazer de chamar a atenção? Como me separar dele, etando sempre em contato? Vou tentar responder depois de me deter no significado do olhar.

Temos grande prazer em ser olhados. Merleau-Ponty diz que somos “seres olhados no espetáculo do mundo”. Basta quem nos olha não mostrar que está olhando para ficarmos satisfeitos. O olhar surpreende, muda as perspectivas. O prazer é tal que tendemos a não perceber que somos objeto dele. O desprazer só acontece quando enxergamos o olho de quem nos olha. O olho então se torna objeto de desconfiança, ele faz mal. O fetiche existe para evitar o olho mau, anular magicamente um desejo ameaçador.

Por outro lado, o olhar expressa a falta, ele é a manifestação do desejo. Daí ser uma das preliminares na relação sexual. O homem que te olha com insistência certamente te deseja. Só que, entre desejar e transar, existe para ele um abismo — e é isso que você não suporta. Ou melhor, não suporta mais. Pois, há anos, ele não passa das preliminares e, há anos, você não esclarece a situação. Convenhamos que ele te satisfez —e muito.

Por que não esclarecer a situação antes de se afastar definitivamente? Porque esse tipo de iniciativa não cabe às mulheres? Isso já era. Sobretudo no Brasil, onde até o samba faz pouco da dama antiga, aquela que ficava num pedestal para ser cortejada. Acho inclusive que ela só suportou essa posição por narcisismo. E, seja como for, quem fica num pedestal acaba abrindo mão da experiência da igualdade e do prazer sexual, como te aconteceu.

Se você chegar à conclusão de que a experiência de vida que você quer não é possível com o homem de quem falamos, não é preciso mudar de emprego para se separar. Basta mudar de posição subjetiva. Ou seja, não querer mais um olhar que não te libera. Pelo contrário, só te amarra.

 

 

Publicado em Quem ama escuta