DEGUSTAÇÃO É SINÔNIMO DE CONTENÇÃO

Talvez a principal diferença entre a cultura francesa e a americana esteja na relação com a comida. Como escrevi em Paris não acaba nunca, o ato de comer, na cultura francesa, se associa ao ato de degustar. Por isso, o autor de Cyrano de Bergerac, uma das mais belas peças de teatro sobre o amor, imaginou um povo que se nutria só de sabores.

Os americanos, contrariamente aos franceses, não ensinam a contenção, e comer é sinônimo de se alimentar. Na ilusão de que a saciedade depende da quantidade, eles exageram nas porções e se tornam vítimas disso. A fat misery – obesidade mórbida –, problema gravíssimo nos Estados Unidos, resulta da incitação à desmesura.

 

 

 

 

 

nadinha

Há uma americana com quem sempre tenho o que aprender: Susan Sontag. Diz que não é marginal porque gosta de usar drogas, mas porque “no momento em que vê uma coisa dando certo, não quer mais fazê-la”. Nisso eu me identifico com Sontag. Sou marginal porque, contrariamente à maioria das pessoas, não quero me repetir. Acho que todos os hábitos são ruins. Os maus e os bons.

Juan Fernando Bastos, “Susan Sontag”, retrato em pastel, 2009

Comentários sobre "DEGUSTAÇÃO É SINÔNIMO DE CONTENÇÃO"
  1. Concordo. Conheci um pouco das duas culturas e percebe-se nitidamente estas diferenças. Daí a necessidade das autoridades americanas ligada à área da saúde repensarem os hábitos alimentares do povo.

Os comentários estão fechados.