O INCONSCIENTE IGNORA A CONTRADIÇÃO

Quando fiz análise com Lacan, me surpreendi com o fato de ele dizer “isso aí” quando eu perguntava se uma determinada hipótese era verdadeira e depois me dizer “isso aí” quando eu mencionava a hipótese contrária. Cheguei a me perguntar se ele procedia dessa forma por ser indiferente ao que eu dizia. Levei um bom tempo para entender que o procedimento de Lacan era análogo ao do inconsciente, que deixa os opostos coexistirem e faz pouco da lógica da contradição.

A lógica do inconsciente não é a da dialética, como Freud mostra na Interpretação do sonhos, um livro que ele escreveu com o rigor de um grande observador e a liberdade de um poeta.

nadinha

Uma jovem iguana da cor da folha nova da primavera apareceu no deck. Me surpreendi ao vê-la colada na parede da piscina, a parte inferior do corpo dentro da água e a superior fora. O bichinho foi se refrescar e ficou ali até que eu afinal me perguntasse por que eu estava tão surpresa. A iguana acaso não teria o direito de se refrescar na piscina, pelo simples fato de ser um animal?

Iguana, réptil anfíbio natural das zonas tropicais da América do Sul, foto, sd

Comentários sobre "O INCONSCIENTE IGNORA A CONTRADIÇÃO"
  1. Betty: que bom saber que a contradição não é uma patologia, mas algo que integra o labirinto de nossa consciência. Saudades de você! bj Renato

Os comentários estão fechados.