consulta com Betty Milan

O AMOR NÃO EXISTE SEM A FALTA

Minha esposa saiu de casa simplesmente pelo fato de termos ido a uma churrascaria onde não havia o tipo de comida que ela queria. Passamos em outras churrascarias, mas não havia mesa disponível. Fomos embora para casa e, sem mais nem menos, ela me disse que ia embora no dia seguinte. Dito e feito.

Já faz 50 dias que saiu. No início, insisti que voltasse. A resposta era “eu te amo”, só que ela não voltava. Agora, não peço mais. Nós saímos uma vez por semana e ficamos juntos.

Temos dois filhos que moram com ela. Sempre que não está se sentindo bem, recorre a mim. Gosto muito dela e minha vida amorosa está muito vazia. Quero uma orientação. Devo conversar mais para que ela volte ou tiro o meu time de campo? Agradeço desde já.

 

 

Sua esposa não se deixa culpabilizar facilmente. Ainda bem. Agora, é óbvio que não saiu de casa por não ter encontrado a comida na churrascaria onde vocês foram. Isso foi a gota d’água. Saiu porque estava insatisfeita e o fato de você atribuir a saída a um almoço que não deu certo denota a sua insensibilidade em relação a ela.

A sua esposa te ama, mas quer ser sua namorada. Por isso, fica com você uma vez por semana e não volta. O desejo dela é o desejo do amor e é legítimo. Que tal namorar mais um tempo para ver como fica? Dar a ela e a você a possibilidade de viver o sentimento amoroso plenamente? O cotidiano é contrário a ele, porque a certeza de que o outro está sempre por perto gera indiferença. A incerteza e a falta alimentam o amor, de que o casamento frequentemente faz pouco.

Entendo, no entanto, a sua decepção, pois as pessoas se casam para estar certas da presença do outro. Depois, vivem frustradas por terem a presença e não o amor, que precisa de manifestações que o casamento nem sempre propicia. Se o que você quer é um casamento tradicional, pode tirar o time de campo. Se estiver disposto a se renovar, aprendendo com a situação atual, empenhe-se em entender por que foi surpreendido pela sua esposa e o que cada um de vocês espera do futuro.

Há sempre duas maneiras de viver qualquer situação. Agindo como a gente imaginava anteriormente que devia agir ou procurando tirar uma lição da experiência e agindo em função disso. No primeiro caso, a gente tende a se repetir. No segundo, pode encontrar um caminho novo e se modificar.

Você tem tudo para recuperar a esposa desde que aceite a situação atual e tenha a paciência necessária para redirecionar a relação no sentido que deseja. Isso obviamente requer uma humildade com a qual você não está acostumado, porém não é impossível se você amar verdadeiramente. Pelo simples fato de que o amor torna inteligente.

 

Publicado em Quem ama escuta