A ESCOLA DO JEITINHO É PERVERSA

Sempre há um jeito, diz a narradora de um dos meus romances, fazendo pouco da conduta dos ricos do seu país, que, por só estarem preocupados com se tornar mais ricos, são capazes de tudo. Assim sendo, como é mais rentável vender um terreno do que uma casa tombada, driblam o tombamento derrubando a casa. Se depois eles forem processados, compram o juiz.

Só é possível combater essa conduta com a punição e a educação, que precisa começar no berço. Isso implica educar as mães para ensinar os filhos a respeitar a lei. Quem viveu na França sabe da importância que os franceses dão a isso. A criança, lá, já nasce ouvindo “tu as le droit” ou “tu n’as pas le droit”.

nadinha

Por que Os incompreendidos (Les quatre cents coups, 1959), primeiro longa-metragem de François Truffaut, é uma obra-prima? O filme é uma metáfora da condição humana e, mais de meio século depois, é atual. As peripécias de Antoine, que se mete em mil e uma encrencas e acaba num reformatório, de onde foge, é uma história na qual o espectador se reconhece, comovendo-se até as lágrimas. O garoto nunca transgride por maldade, e sim para escapar a uma sociedade que então se vale menos da lei para enquadrar do que para oprimir. Antoine é um incompreendido com o qual nós nos identificamos, porque ele é um arauto da liberdade, que está acima da vida.

Cartaz japonês do filme “Os incompreendidos”, de François Trufaut, 1959

Comentários sobre "A ESCOLA DO JEITINHO É PERVERSA"
  1. Tens ou não tens direito. Essas afirmações têm um peso fundamental. Podes ou não podes. São limites a serem respeitados, para que haja uma relação harmônica entre as pessoas. Essa compreensão deve começar pela família. Quem impõe limites ama.

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