A VIDA ESCAPA, MAS DEPENDE DE VOCÊ

A vida nunca é fácil; ela requer contínua resistência. Quem não se dispõe a resistir e a mudar soçobra. Nem sempre, no entanto, nós estamos dispostos a isso. Ou podemos até estar dispostos, porém, não conseguimos. A vida nos expõe a tamanhas dificuldades que ela ensina a não ser onipotente e nos predispõe a aceitar ajuda. Com ela, podemos aprender a humildade, o que é sempre bom.

Nunca me esqueço da frase sublime de uma amiga poeta, Neide Archanjo: “A vida é dura e linda como um diamante”.

nadinha

Numa das suas gravuras, Hokusai representa Jurojin, o deus da longevidade, contemplando uma tela na qual um crânio aparece voando sobre um sol nascente. A tela mostra que a longevidade é indissociável da consciência da morte e do (re)nascimento, o que implica mudar de hábitos.

Katsushika Hokusai, “Jarujin, gamo e menino” (detalhe), um dos sete deuses da boa sorte do xintoísmo, gravura do período Edo (1603-1868)

Comentários sobre "A VIDA ESCAPA, MAS DEPENDE DE VOCÊ"
  1. Achei diferente do lugar comum. Penso que resistir vai mais no caminho de não mudar, de permanecer o mesmo, de manter a vida num certo ostracismo. Resisto à tomada do meu Castelo, da minha casa, da minha vida. Resisto contra meus inimigos, fantasmas ou não. Mas aqui vc colocou resistir quase como sinônimo de mudar e mudar como sinônimo de viver…Resistir e mudar…Ainda estou pensando.

Os comentários estão fechados.