O CULTO DA VINGANÇA É ARCAICO

O culto da vingança vigorou, no Brasil, durante o período colonial. As filhas de família rica que não fossem para o mosteiro deviam se casar, aceitando o homem e suas eventuais relações adúlteras com as escravas.

A Outra estava implícita no contrato e não o ameaçava; mas, na ausência dos maridos, as esposas se vingavam das escravas suspeitas, ordenando aos capatazes que marcassem suas facesa fogo ou as chicoteassem até morrer. O ódio se expressava através da vingança, que é um arcaísmo.

nadinha

Segundo Voltaire, há tantos tipos de amor que não há como defini-lo. Mas é possível afirmar que, ao contrário do ódio, o amor é um sentimento positivo.

Hugh Turvey, “Amor”, arte em Raio X, sd

Comentários sobre "O CULTO DA VINGANÇA É ARCAICO"
  1. A vida é um beco sem saída, alguns de nós saimos do útero de nossas mães à luz do fim do túnel, outros, sem a mesma sorte são quase que jogados na vida, e outros ainda são literalmente lançados ao solo, de qualquer maneira, a mais ou a menos caimos todos na mesma cilada, neste lapso temporal no qual, no mais das vezes ficamos a merce dos outros, despreendidos do nosso cordão umbilical, não temos opção senão nos colocarmos na jornada, aos trombolhões, seguindo a corrente e no final a morte…

  2. Sim, a vingança não dá frutos de Paz nem foi isso que Jesus nos ensinou. Mas perdoar 70 x 7

Os comentários estão fechados.