O RACISMO ESTÁ ENRAIZADO NO MEDO

Quem conhece a história da imigração, sabe o quão significativo o medo é. Me refiro ao medo que o imigrante tem do nativo e este tem daquele.

Precisamente por causa do medo, quem imigra para outro país tende a se fechar no seu grupo de origem enquanto o nativo evita o imigrante. O racismo é uma tendência a que tanto um quanto outro está exposto. Acredito que seja assim porque a diferença assusta os dois. A diferença nos assusta – como, aliás, na primeira infância. Vale dizer que o racismo é uma forma de infantilismo.

nadinha

Não frequento o meu vizinho e ele não me frequenta. Não temos nada em comum, senão o desejo de viver no mesmo condomínio. Só sei dele pela música que, de tão alta, me impede de escrever. Mas olhei a buganvília do seu jardim e ganhei o dia. Só não o agradeci porque a natureza é de todos. O espaço onde a árvore desabrocha pode ser privatizado, mas a árvore, não.

Anônimo, Buganvília, tambem chamada de Primavera, divulgação, Carmen Plantas, 2013

Comentários sobre "O RACISMO ESTÁ ENRAIZADO NO MEDO"
  1. Vivi em 1988 na Inglaterra e senti na pele o quanto água e vinho não se misturam….mas aprendi muito a valorizar a minha Pátria Brasil.Hoje sou professora de inglês. …adorei suas estórias.

  2. Cheguei até VC, nem sei mesmo o porque e nem sei se sou digna deste porque, mas só sei que cheguei neste porque. Gosto de suas falas, pequenas, mas não são falas, é uma chama que me chamou e por aqui estou e amei, seu ato de dispor voz, ator e amor. Mesmo sem nada saber de VC tenho te seguido. Grata!

Os comentários estão fechados.