consulta com Betty Milan

O NAMORADO

Sou namorado de uma mulher que foi abusada pelo pai e estuprada depois. Eu já escrevi a você sobre ela e você já respondeu. Fiquei muito aturdido com a história do estupro. Ela tinha tido pelo estuprador uma paixão velada e eu me pergunto se foi por causa dessa paixão que ela teve prazer no estupro. Ou será que o prazer está relacionado com o abuso anterior?

Quase sempre, durante a nossa relação sexual, nós temos que parar no meio, pois ela tem a sensação de que eu fui embora. E o que ela vê, então, é a imagem do estuprador. Às vezes, sonha com tudo o que ocorreu e não consegue mais dormir. Vive praticamente insone. Discordou da resposta que você deu ao meu e-mail. Diz que não gosta de ser assediada, nem pelo pai e nem por outro homem.

 

 

Agora sei que o e-mail que eu recebi, assinado por sua namorada, foi escrito por você. Ela então me consultou por procuração, pedindo que você escrevesse por ela? Tão estranho fazer tal pedido quanto aceitá-lo. Por que a sua namorada não fala por si e por que você aceita ser o porta-voz dela? Acho importante você responder a essa questão para saber que lugar você ocupa na relação.

Seja como for, o ocorrido mostra como é difícil se abrir, mesmo quando existe uma garantia de anonimato. Quem manda e-mail para a coluna não se expõe diante dos outros, mas diante de si próprio e isso implica uma certa coragem: a de se questionar. Sem essa coragem, nós não saímos do lugar, ficamos condenados à repetição, que é mortífera.

Quanto a saber o motivo do prazer no estupro, só mesmo com o analista. Responder a essa questão é decisivo para a sua namorada, que sofreu um trauma e precisa se tratar. Do contrário, não se livra da imagem que a assalta durante a relação sexual ou a desperta à noite. Não é possível viver continuamente às voltas com um estuprador imaginário. Tenho certeza de que ela é vítima do próprio inconsciente e não gosta de ser assediada. Quanto antes ela se liberar, melhor. E você só colabora se parar de ser o porta-voz dela e deixar para o analista a escuta desse passado traumático. Porque você é somente o namorado. Não se esqueça disso.

 

A REPETIÇÃO É MORTÍFERA

 

Publicado em Fale com ela