A MORTE PODE SER BOA OU RUIM

A palavra eutanásia vem do grego euthanos, que significa “a boa morte”. Para os antigos, a morte por acidente era ruim e a boa morte era a natural, assistida pelos próximos. Nós, hoje, não falamos da boa morte e fizemos da morte um tema tabu. Desejamos morrer no hospital, na presença ou não dos familiares, e é só.

Por não querermos saber desse tema, ficamos sujeitos à morte por acidente e a um sofrimento que pode ser evitado com o planejamento do fim da vida. Só nós, humanos, temos esse privilégio; porém, o direito de morrer vigora em poucos países como, por exemplo, na Holanda. São países mais civilizados, porque o suicídio assistido é autorizado – e o nosso fim, humanizado. Só assim é possível superar o medo da morte.

 

nadinha

Me surpreendi com uma jovem iguana que entrou na piscina e tomou banho de sol no deck. Mas ela continuou a explorar o espaço e acabou ficando presa no mosquiteiro da janela. Passou do verde-claro para um verde estranho e só sobreviveu graças ao jardineiro, que a pôs de novo na floresta. Pensei, primeiro, que ela quase morreu por não ter experiência e, depois, me disse que não se tratava disso. Quem pode adquirir experiência é o homem.

Brian Viveros, “Viva la muerte” (detalhe), pintura sobre madeira, 2011

Comentários sobre "A MORTE PODE SER BOA OU RUIM"
  1. Depende muito de cada um. Eu acho que morrer é passar daqui pra um outro lado. E que as vezes, morrer pode ser tão somente fechar os olhos, dormir pra sempre.

Os comentários estão fechados.