O ORIENTE ESTÁ NO CORAÇÃO DO OCIDENTE

Sobre essa frase, é possível fazer mil e um comentários. O Oriente está no coração do Ocidente, porque, apesar da guerra quase ininterrupta, nós bebemos continuamente na sua fonte. Através, por exemplo, da literatura das Mil e uma noites, que nunca deixará de ser atual. A lâmpada de Aladim faz sonhar tanto os orientais quanto os ocidentais.

O que acontece lá diz respeito a todos. Por isso, a destruição do sítio arqueológico de Nimrud pelos terroristas do Estado Islâmico mobilizou, através da Unesco, a comunidade internacional. A memória cultural da humanidade não reconhece fronteiras.

nadinha

A arquitetura mourisca foi uma fonte de inspiração incessante na América Latina. A Alhambra felizmente foi preservada e deu origem a várias cópias. Entre elas, a Alhambra de Santiago, construída pelo rico proprietário de uma mina de prata, cujo arquiteto foi para a Espanha estudar o projeto do palácio original.

“Pátio dos Leões”, Pequena Alhambra de Santiago do Chile, reprodução do grupo escultórico homônimo da Alhambra de Granada, na Espanha

Comentários sobre "O ORIENTE ESTÁ NO CORAÇÃO DO OCIDENTE"
  1. Sempre admirei seu trabalho e sua forma de transmitir essa cultura milenar que vem da sua origem ; da sua vivência e da experiência como mulher e psiquiatra .

  2. Recordações mora no inconsciente e se faz presente a toda hora. Recordação só nao conhece o futuro. Velho testamento e novo testamento se condensam.

Os comentários estão fechados.